Dia Mundial da Saúde Mental - Em construção


10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental

Faz 25 anos desde que se começou a comemorar este dia, ou seja, desde 1992. 25 anos para uns pode parecer pouco tempo, mas no meu caso é quase uma vida inteira. Pensar nessa perspectiva levou-me a questionar "O que já foi feito?", porque parece que ultimamente a Saúde Mental é o "tema da moda". Não é uma crítica atenção! Ser o "tema da moda" tal como o "efeito celebridade" tem amplas vantagens, sendo a principal que, cada vez mais falamos desta, não a descartamos e queremos cada vez mais saber sobre ela.

Para mim é um bocadinho difícil falar deste tema de uma forma tão formal e estrita, separar o pessoal do informativo, mas acabei por perceber que é impossível olhar para esta doença sem ligar o pessoal a informação que procuro e que tento transmitir. Mas o contacto com esta doença, ainda que na altura me fosse desconhecida, entrou na minha vida muito cedo. Foi desde muito cedo também que me instituíram que um sentimento profundo de tristeza e saúde nunca poderiam estar interligados. A minha infância passou num abrir e fechar de olhos de acontecimentos peculiares e caixas de comprimidos para dormir espalhados pela casa. Quando finalmente cheguei à minha adolescência deparei-me a fazer cada vez mais perguntas, no entanto, quando sugeria apoio médico, psicológico ou terapêutico, as minhas sugestões eram recebidas entre gritos e críticas de "não faço o suficiente por ti?", "ir lá não ajuda em nada, já falo com x e y" e mais tarde após as minhas próprias consultas que tentava desesperadamente discutir "o teu médico não sabe do que fala".

Ora, isto foi maioritariamente durante a década de 2000 e como eu me encontrei nestas situações já ouvi vezes sem conta o mesmo de outras pessoas. Muitas vezes parece que estamos numa luta de nos tentarmos fazer perceber, tenho os exemplo de quando falamos disto em cafés e de ouvir "isso é só preguiça, quem quer faz" ou então desatam numa panóplia de adjectivos que caracterizam determinada pessoa e que para os mal informados só serve para aumentar o preconceito.

É por isso que este dia me é tão importante, existe cada vez mais uma necessidade maior de falarmos da doença mental, mas falarmos dela com a informação certa. O estigma que apesar de se encontrar ligeiramente diminuído continua altíssimo tanto na vida pessoal, familiar, académica e pessoal. Ao falarmos abertamente destes problemas não só vai incentivar a procura de respostas que cada um temos sobre este tema, como serve de incentivo ao indivíduo de querer procurar ajuda sem sentir o shaming (a vergonha) e o os olhares de uma sociedade que quase sem querer passa julgamento quando admitimos que algo não está bem. Desconstruir os mitos tornou-se algo como um objetivo quando falo da Saúde Mental e por vezes ouvir é o nosso melhor amigo e é provavelmente o que nos falha quando alguém nos procura em busca de ajuda. Quantas vezes não deram por vocês a responder frases como "Precisas é de copos?" ou "Vai mas é dar um passeio"? E claro que o aliviar a cabeça não é uma má opção mas se a pessoa não se sentir entendida, as nossas sugestões por vezes despreocupadas pouco ou nada ajudam ao isolamento pelo qual a pessoa está a passar.

Todos os anos o World Federation for Mental Health designa um tema relacionado à saúde mental. Este ano foi a Saúde Mental no Mundo Laboral. Food for thought: Imaginem o que é estar num dia tão sombrio, mas ao contrário de um doença física não podes simplesmente ligar e dizer que naquele dia não dá? Não só pela dificuldade que se sente a falar disso (vergonha, ninguém nos leva a sério etc) mas pelo factor de descredibilizar todo quem tu és e como trabalhas?


Em Portugal, a Saúde Mental é uma verdadeira necessidade da nossa Saúde Pública. Já pelo mundo é importante o enfoque que os media cada vez mais trazem sobre ela, apesar de confessar que me arrepia quando a meu ver é transmitido de forma errada e perigosa (13 Reasons Why, Sim, estou a falar sobre ti).

Mais abertura damos à Saúde Mental e no combate ao estigma relacionado, mais perto conseguimos ajudar os que mais amamos. Já estamos aos pouquinhos a construir melhorias mas ainda faltam muitas mais pela frente....

Links de referência;

https://www.wfmh.global/

http://www.who.int/mental_health/world-mental-health-day/en/

http://www.adeb.pt/



Comentários

Mensagens populares