Wallflowers

É curioso quando vemos um clip de uma experiência partilhada por pessoas com histórias semelhantes de vida. Acredito acima de tudo que aquilo que nos torna humanos é a partilha, sentir que afinal não vivemos sós e que existe por assim dizer alguém a quem podemos dar a mão.

Encontrei este video da BBC3 casualmente na minha pausa matinal ao Domingo, como qualquer vítima de abuso sexual o nome do video atraiu-me e cliquei. Ouvi o que podia ser a minha história, o que é a história de facto de milhares de vítimas que vivem com a culpa, a vergonha e a estigmatização. Perdemos a capacidade de nos sabermos valorizar. Lembro-me com frequência da frase do The Perks of Being a Wallflower "We accept the love we think we deserve". Muitas vezes não percebemos bem como é que acabamos numa situação que nos causa tanta infelicidade, muitas vezes não percebemos largar o ódio e a culpa que sentimos por nós próprios, reconhecer que algo fora do nosso controlo não foi nossa culpa parece uma viagem interminável.

Gostava de ter uma solução mágica, gostava de dizer que o tempo cura tudo. Não sei se o tempo cura ou não, sei que mostrar vulnerabilidade e deixar que me ouvissem e deixar-me conhecer permitiu-me e deixou que eu me valorizasse mais aos bocadinhos.

É um post curto sim, não posso deixar de sublinhar o medo que temos de falar com familiares, amigos, polícia e médicos/psicólogos sobre isto. Mas acredito que se formos falando e partilhando destas histórias aos pouquinhos que se dá força e coragem uns aos outros.

Video da BBC3
https://www.youtube.com/watch?v=SrEsdzhCecY

Perks of being a wallflower (filme) 
https://www.imdb.com/title/tt1659337/

Perks of being a wallflower (livro)
The Perks of Being a Wallflower

Comentários

Mensagens populares