Dia Contra a Homofobia e a Transfobia

"Foi apenas há algumas décadas, entre 1948 e 1990, que a OMS classificou a homossexualidade como um transtorno mental. No dia 17 de maio de 1990, a OMS finalmente excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, deixando de ser classificada como uma doença, distúrbio ou perversão." SDDH AAC 


Torna-se cada vez mais forte a luta pela aceitação de quem somos e termos a liberdade de escolher quem amamos. É um direito nosso, que nasce connosco e que nós não escolhemos. Em Portugal as leis são cada vez mais em prol nessa aceitação e liberdade de escolha, podemos por vezes sentir-nos frustrados com o andamento por vias legais da aceitação. Mas chegamos lá!! :D  É um orgulho para mim ver Portugal, país onde vivo a reconhecer este direito humano de ter a liberdade de escolha em quem amamos e poder celebrar com os mais próximos (Foi também um grande orgulho ver que a Camara Municipal de Lisboa tinha hasteado a bandeira pela 1ª vez). No entanto, apesar disto continua a existir uma grande falta de aceitação pelas pessoas com a existência destes casais. 

Em 2015 assisti a dois vídeos no Youtube (tentarei procurar os links) de experiências socais entre casais homossexuais. Um na Rússia e outro em Portugal (tenho a certeza que existem mais versões, no entanto só assisti a estas). A versão portuguesa foi feita após a russa, a experiência baseava-se num casal do mesmo sexo a andar pela rua de mão dada. Na Rússia teve uma recepção violenta pela parte de quem andava na Rússia. A versão portuguesa feita por um casal em Lisboa foi muito mais calma e apenas atraiu alguns olhares. 

  https://www.youtube.com/watch?v=3a4fDEfnLYo (Experiência portuguesa)
https://www.youtube.com/watch?v=wgm3lb9JUU0 (Experiência russa)

Enquanto que não digo que o comportamento mostrado na sociedade russa esteja completamente extinto em Portugal (não está e infelizmente ainda se ouve imenso abuso verbal), o comportamento demonstrado na Rússia é um exemplo a seguir para continuarmos a mostrar apoio a casais do mesmo sexo. A Rússia apesar de haver uma pressão cada vez maior para a aceitação e inclusão dos direitos dos homossexuais e transexuais, passou uma série de leis que proíbe e condena este acto (quase como se fossem criminais). 

A nossa orientação sexual ou a identificação de género é algo que só nós podemos dizer. Não podemos julgar, criticar, ofender, afastar, proibir, usar violência, gozar alguém só porque não entendes que essa pessoa quer algo diferente a ti. Seja na rua, seja numa entrevista de emprego, seja como cliente, como professor, como médico, como mãe ou pai. 

Requer uma enorme coragem enfrentar a sociedade como realmente somos seja vestido de determinada forma ou de mão dada com determinada pessoa. Temos o direito enquanto humanos (todos iguais) de nos sentirmos seguros e de termos a liberdade de nos sentirmos a vontade com o que fazemos. 

Por estes motivos e por muitos mais que temos que continuar a aderir a esta causa.

17/5 DIA CONTRA A HOMOFOBIA E TRANSFOBIA 

Comentários

Mensagens populares