A minha ansiedade tem uma ansiedade própria

Todos nós que sofremos de ansiedade crónica já nos encontramos na seguinte situação; O coração está a bater mais do que devia, começas a ficar irrequieto, tremes e pareces que estás num aperto infinito. Parece que o mundo, o teu mundo, vai do nada explodir e que a respiração tal como uma torneira é desligada.

Mas não estás a espera de nenhuma notícia fatal, não estás a espera de realizar uma prova ou de ter uma entrevista, mas sim, encontraste a espera de uma simples consulta ou de teres que fazer um telefonema banal. Gostava de explicar o que leva a isto ou melhor o que me leva a isto, mas não consigo, muitas vezes dou por mim a tentar "abanar-me" a mim própria por me sentir assim. É um ciclo --- sintomas, ansiedade, ansiedade por estar com ansiedade, acontecimento, alívio. 

No entanto, quando falo disto, da minha súbita vontade de sumir quando me encontro em situações sociais novas ou de querer vomitar quando sinto uma sala de olhos sobre mim é; "Mas tu és tão confiante". Demorei algum tempo a perceber que isto é provavelmente o melhor coping mechanism que arranjei (ou seja, se as pessoas acham que eu sei do que estou a falar, eu tenho que acreditar que o sei).

A verdade é que é difícil descrever um momento de ansiedade prolongado e ainda mais difícil é ouvir que temos que nos saber "controlar". Mas aproveito este pequeno momento para dizer que nem tudo é mau. Há uma característica comum que encontro em todos nós anxiety sufferers crónicos, somos todos pessoas mais alertas aos problemas dos outros e aos sentimentos destes, a empatia é das características que mais aprendi a gostar em mim. Em segundo, passado os anos, aprendi a utilizar a ansiedade que tanto me provoca sufoco to my advantage, em vez de deixar que seja ela que me pare, deixo que ela me motive. Ou seja, em vez de ser o demónio que me derrota é a voz que me faz trabalhar mais para evitar o que mais temo.

É difícil por vezes lidar com o que sentimos que nos condiciona e sobretudo a vergonha e o estigma associados ao que para muitos é apenas falta de vontade ou controle. Podemos não controlar a ansiedade mas podemos sim deixar que ela nos torne numa melhor pessoa e lutar para que esse "entrave" nos leve a onde realmente queremos ir.

Comentários

Mensagens populares